Quem veio tomar um café comigo hoje, é o Bruno Pinheiro, CEO da PiaR Comunicação, que é a agência de comunicação queridinha das startups e agentes de inovação do Brasil. Não é à toa que o Bruno foi eleito como o melhor profissional de comunicação do Brasil segundo o prêmio Startup Arwards 2018.
O Bruno se define como um contador de histórias. Ele conta histórias de empresas para jornalistas para que estes jornalistas compartilhem essas histórias.
Muita gente pensa que assessoria de imprensa é uma demanda apenas para as grandes empresas, ou para empreendedores que estão com uma carreira mais consolidada no mercado. O fato é que a assessoria de imprensa é para toda e qualquer pessoa que queria se destacar na mídia e de certa forma ter o controle disso. Quando a gente fala em startups, a contratação de um serviço de assessoria de imprensa pode ser um passo estratégico quando se começa a pensar numa etapa de growth.
A assessoria de imprensa é uma estratégia de construção de marca, nada além disso.
Uma startup pode se beneficiar de uma estratégia de assessoria de imprensa das seguintes formas:
- fist mover;
- construção de marca;
- auxiliar no ganho de reputação em negociações comerciais;
- sua marca como referência no mercado que você atua.
Admiração vende!
Nesse episódio, vocês vão descobrir “por que admiração vende”. Quando a gente fala de assessoria de imprensa, a gente está falando de exposição de marca. Para a PiaR, a grande fórmula é entender que não se consegue medir o endosso de marca e se você observar um processo de vendas, onde não tem admiração,não tem venda. Para as marcas venderem mais, elas precisam de empatia e notoriedade.
Para uma marca ser admirada, precisa de três coisas:
- Ter um produto que preenche uma necessidade;
- Resolver um problema de fato;
- Ser notório. Ninguém compra aquilo que não conhece. Quando você quer adquirir um produto ou serviço, a primeira coisa que você faz é buscar informação.
*Dica de Leitura: Livro: Vantagens Invisíveis (autores: Jonathan Low e Pam Cohen Kalafut) fala sobre coisas que não são perceptíveis mas são vantagens competitivas.
*Música do episódio: Stairway to Heaven – Led Zeppelin