Quarentena,dia65.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Hoje é 20 de Maio 2020. É o primeiro dia do feriado antecipado de São Paulo e estou há 65 dias em casa, sozinha – de quarentena. Escrevo este texto sentada no sofá da sala, enquanto uso uma máscara facial e um creme no cabelo por que resolvi que mereço tirar o dia para um #DayCare. Algumas pessoas tem me perguntado como é que estou lidando com esse isolamento, já que sou uma pessoa tão “agitada” e o fato é que eu acabei tentando manter uma rotina para passar melhor esse período que a gente não sabe quando vai acabar e são esses hábitos que vou compartilhar com vocês aqui:

. Se arrume: Eu tomo banho logo no início do dia, me ajuda a despertar e também é um hábito que queria manter, por que me energiza. Eu faço várias reuniões online e sempre tem alguém perguntando: Você se arruma para ficar em casa? A resposta é “sim”. Gente, tirar o pijama e escolher uma roupa que eu gosto de usar, passar um batom e “montar” meu cabelo tem feito um bem danado para minha auto-estima e eu acho que influencia diretamente a energia que eu vou levar o dia, aumenta o foco e produtividade.

. Não acorde tarde: Nada de ficar madrugada a fora maratonando série na Netflix, por que o resultado disso vai ser acordar tarde e acabar perdendo boa parte do dia. Acordar cedo é uma dos hábitos mais difíceis que eu tento manter, quem convive mais de perto comigo sabe que eu sou uma pessoa noturna e que eu luto todos os dias para ter disciplina e conseguir manter um horário para acordar e dormir. Estar com o sono em dia faz bem para o humor, foco e até não sair atacando a geladeira nas horas erradas.

. Converse com os amigos: A quarentena está sendo um bom motivo para ligar e colocar o papo em dia com os amigos e isso tem me feito muito bem. O whatsapp virou a nova mesa de bar. Apesar de fazer várias reuniões online por dia, reunir os amigos na mesma telinha – e não falar de trabalho – tem feito bem pra mente e pro coração. Confesso que tem me ajudado a não me sentir sozinha. Vou aproveitar a indicar o app House Party que é gratuito, permite realização de chamadas com até 8 pessoas e notifica quando os amigos estão online.

. Cuidar do corpo: Confesso que em algumas semanas eu entrei no loop de fazer aquelas comidas #instagramáveis. Já voltei ao foco de comer coisas saudáveis, fazendo minha própria comida e mantendo os horários de alimentação e a amiga Marina Haddad tem me ajudado com suas orientações e montou um plano alimentar pra mim. Acho que estou fazendo mais atividade física do que se não tivesse em quarentena, por que estou me exercitando com mais frequência, na sala de casa usando um jump.

. Menos TV: Fala sério: ligar a TV é um tal de bom dia coronavírus, Bolsoliro pra cá, quantidade de mortos pra lá. Claro que ficar por dentro das notícias é importante, mas confesso que manter a televisão ligada não tem trazido boas energias. Estou aproveitando para curtir novas playlists no spotify e ouvindo mais podcasts, como O Assunto feito pela Globo, Rádio Peão feito pela Revista Você S/A, Estamos Bem feito pela Bárbara dos Anjos e Thiago Theodoro.

.Aprender coisas novas: Confesso que algumas coisas que eu aprendi a fazer na #quarentena foi por pura necessidade, por exemplo, como produzir o podcast de forma remota – estou usando o Discord para isso.

Esse período pode ser o momento ideal para tirar aquele projeto do papel e que você não tinha tempo para focar nisso. Permita-se aprender a fazer um prato novo, fazer um curso online, aprender novo um idioma. Basta dar um google e vai perceber quanto conteúdo está disponível para aprender seja através das lives, youtube, e cursos online. Por aqui, eu tenho “navegado” na página Google Em Casa.

. Arrume a casa: Como boa virginiana eu acho que arrumar a casa é arrumar a vida. Se a casa está um caos, a vida também está. Pequenos detalhes como arrumar a cama ou não deixar a pia cheia de louça pro outro dia fazem a diferença. Ao ficar em casa por tanto tempo pode ser que você comece a incomodar um pouco mais com a bagunça ou algo que precisa arrumar, isso também acontece comigo,hahaha! Encontre um horário que você faça isso com energia e bom humor e não precisa fazer tudo de uma vez. Eu coloco uma música, prendo o cabelo e foco em uma parte da casa por vez.

.Um dia de cada vez: a gente precisa aprender a viver um dia de cada vez. Não dá para criar expectativas de quando a quarentena vai acabar, até porque a cada coletiva de imprensa que o Governo de São Paulo dá, o tempo de isolamento aumenta um pouquinho. Focar no presente é um jeito de não cultivar ansiedade e não se cobrar tanto.

. Que nunca nos falte esperança de dias melhores: Amém para quem é de Amém, Asé para quem é de Asé. Cada um com suas crenças, o importante é ter fé. Eu sou católica e tenho acompanhado as missas aos domingos através do insta do Pe.Fábio de Melo por exemplo. Eu acho que a fé uma das coisas mais sábias que se tem, por que quem tem fé suporta melhor as adversidades e acaba tendo atitudes mais positivas. Como diria minha amiga Cinthya Menezes: “põe o pé que Deus põe o chão.”

Quem tem intimidade com Deus olha para tempestade e vê a calmaria.

Jeremias 33-3

*Créditos da imagem: @inspireoutras

Receba nossa Newsletter

Vamos tomar um café?